Criada em 1957 como Universidade do Pará, congregava as sete faculdades federais, estaduais e privadas existentes em Belém: Medicina, Direito, Farmácia, Engenharia, Odontologia, Filosofia, Ciências e Letras e Ciências Econômicas, Contábeis e Atuariais.
Atualmente, a Universidade Federal do Pará (UFPA) é uma instituição federal de ensino superior, organizada sob a forma de autarquia, vinculada ao Ministério da Educação (MEC). O princípio fundamental da UFPA é a integração das funções de ensino, pesquisa e extensão e a missão da Universidade é produzir, socializar e transformar o conhecimento na Amazônia para a formação de cidadãos capazes de promover a construção de uma sociedade inclusiva e sustentável.
A UFPA é constituída por 15 institutos, oito núcleos, 36 bibliotecas universitárias, dois hospitais universitários e uma escola de aplicação. Em 2017, o ensino de graduação alcançou a marca de 38.865 mil estudantes; a pós-graduação, em torno de 9.249 estudantes; e o ensino fundamental e médio, 1.051 alunos. Há, ainda, 6.769 estudantes matriculados em cursos de ensino técnico e cursos livres das Escolas de Música, Teatro e Dança e de Línguas Estrangeiras.
Maior Universidade pública da Amazônia, possui 4.411 alunos matriculados no mestrado e 2.271, no doutorado. São 120 cursos, distribuídos por 40 doutorados, 58 mestrados acadêmicos e 22 mestrados profissionais. Dos 85 programas da UFPA, 12 estão em campi do interior do Estado.
A UFPA colabora nas seguintes instâncias da Ripsa
Representantes Ripsa
Titular: Maria do Socorro Castelo Branco de Oliveira Bastos (mscbastos@gmail.com)
Suplente: Danielle Tupinambá Emmi (dtemmi@ufpa.br)