Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS)

  1. Home
  2. /
  3. OPAS/OMS – Organização Pan-Americana...

A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) é a agência internacional especializada em saúde pública das Américas que trabalha com os países desse continente para melhorar a saúde e a qualidade de vida de suas populações. Fundada em 1902, é a organização internacional de saúde pública mais antiga do mundo. Atua como escritório regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para as Américas e oferece cooperação técnica em saúde a seus países membros; combate doenças transmissíveis e doenças crônicas não transmissíveis, bem como suas causas; e fortalece os sistemas de saúde e de resposta ante emergências e desastres. 

Seu compromisso é garantir que todas as pessoas tenham acesso à atenção à saúde da qual precisam, de qualidade e sem cair na pobreza. Para avançar nesse compromisso, a Opas trabalha de forma colaborativa com ministérios da Saúde e outras agências governamentais, organizações da sociedade civil, outras agências internacionais, universidades, organismos de seguridade social, grupos comunitários e outros parceiros. O objetivo é promover a inclusão da saúde em todas as políticas públicas e o engajamento de todos os setores nos esforços para garantir que as pessoas vivam mais e com mais qualidade de vida, tendo a boa saúde como seu recurso mais valioso.

A Organização tem 35 Estados Membros e quatro Membros Associados na região. Com sua liderança, estabelece prioridades regionais de saúde para enfrentarem juntos problemas comuns que não respeitam fronteiras e que, em muitos casos, podem colocar em risco a sustentabilidade dos sistemas de saúde.

A Opas colabora nas seguintes instâncias da Ripsa

Representantes Ripsa

Titular: Juan Cortez-Escalante (cortezj@paho.org)

Suplente: Alexander Rosewell (rosewelale@paho.org)

Acesse o site da instituição